Histórico da Defesa Civil de Araruama

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O que é o "PROJETO FORÇA VOLUNTÁRIA"

Projeto Força Voluntária

APRESENTAÇÃO:
 O Projeto Força Voluntária está nascendo da parceria Prefeitura de Araruama, através de Defesa Civil Municipal, com organizações não-governamentais, empresas privadas, pessoas físicas e órgãos públicos.
A força voluntária tornou-se um importante instrumento de mobilização de voluntários motivados, preparados e capacitados para, sob a coordenação e orientação da Defesa Civil, atuar em situações de desastres.

MOTIVAÇÃO:
A solidariedade dos Araruamenses durante os eventos adversos em nosso município mostrou que a ação de voluntários é uma força essencial para a prevenção e resposta em situações de emergência. É preciso canalizar esta força para gerar ações efetivas e de alto impacto social e ambiental.
O Prefeito de Araruama, Dr. André Mônica, sensibilizado com a situação das famílias atingidas pelo desastre, designou a Defesa Civil como a organização Araruamense de referência na mobilização e gestão de voluntários, para criar o Projeto Força Voluntária.

OBJETIVO GERAL:
O Projeto Força Voluntária irá ativar os Núcleos de Defesa Civil (NUDECs) nos distritos, mobilizar, cadastrar e capacitar voluntários para que possam ser acionados pela Defesa Civil em situações de desastre.
*** (Apresentação de vídeo institucional de 3 minutos com o prefeito André Mônica)

SECRETARIA DE DEFESA CIVIL DE ARARUAMA:
Atuará na coordenação e planejamento de ações na ocorrência de eventos adversos, definidas em quatro linhas: prevenção, preparação, resposta e reconstrução.
Durante um desastre, órgãos de todas as esferas, comunidades e organizações não-governamentais devem atuar em sintonia, buscando minimizar os efeitos de uma emergência aos afetados. Após o alagamento de abril de 2010, a população de Araruama precisou aprender algumas lições sobre comportamento social, cultural e ambiental.

CURSO DE FORMAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS:
Os resultados daquele evento metereológico foram negativos e destrutivos, mas alguns ensinamentos puderam ser aprofundados.
A atuação dos grupos de voluntários foi essencial para que trabalhos de triagem de roupas, carregamento de caminhões, montagem de cestas básicas e atendimento às pessoas fossem realizados de forma que pudesse atender a todos os afetados.
Integrados, a Defesa Civil de Araruama e as Organizações Governamentais e não Governamentais acreditam que a ativação de Núcleos de Defesa Civil (NUDECs) e a aplicação deste Curso de Formação de Agentes Voluntários, representam duas importantes ferramentas de compreensão do problema e capacitação daqueles que buscam soluções durante uma situação de emergência.

NÚCLEOS DE DEFESA CIVIL:
Os NUDECs serão ativados nos diversos distritos, a começar por São Vicente de Paulo, e terá como representante da Defesa Civil, o Subprefeito, Professor Vanderlei Rodrigues Chaves, que atuará na vanguarda da defesa da comunidade vicentina, acionando e coordenando os agentes voluntários na iminência ou na ocorrência de um desastre, mantendo, assim, o Sistema de Defesa Civil permanentemente em funcionamento.

CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES VOLUNTÁRIOS:
Será Ministrado em quatro módulos sobre noções de:
1- Defesa Civil e Ciência do Fogo (Ten Cel Carlos Alexandre e Toninho Machado),
2- Meio Ambiente e história de Araruama (Prof. Vanderlei Chaves);
3- Análise de estruturas e Primeiros Socorros (Arq. Sueli Vieira);
4- Simulado de acionamento e atuação dos Agentes Voluntários.

Observações:
I) As palestras terão duração de uma hora, com intervalo e debates, e poderão ser ministradas nas subprefeituras, em escolas, clubes, igrejas ou nas casas dos voluntários.
II) Na Formatura haverá solenidade de entrega de camisas da Defesa Civil de Araruama e de diplomas para os formandos.
III) A primeira turma (São Vicente) será constituída de 50 voluntários; a meta até o final do ano e no decorrer do ano letivo será formar e agregar 1000 (mil) agentes voluntários;
IV) O objetivo é de 2000 (dois mil) agentes até agosto de 2012!

Nenhum comentário:

Postar um comentário